IDIOMA | EN
MAFRA ANIMATION FILM
PROGRAMA
“MONSTRA À SOLTA” FESTIVAL DE ANIMAÇÃO DE LISBOA– FILMES PREMIADOS DE 2025
22.08.25
21.30

11:00
de Maria Trigo Teixeira
Por sentir que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.

9:00
de Annette Saugestad Helland, Johan Kaos
Arrumar não é exatamente a atividade favorita de Mathilde mas, com a ajuda dos seus dois amigos imaginários, juntos transformam a arrumação numa corrida emocionante – e é aí que as coisas ficam bem divertidas!

2:00
de Clara Trevisan, Juan Maria León, Nan-Tung Lin, Tata Managadze
Uma mão move-se suavemente, a sua presença transforma-se.

12:00
de Aurore Muller Feuga
O Gato e a Raposa partem numa aventura para encontrar um lobo perdido. Seguem-lhe o rasto, o que os leva a conhecer as pessoas que colecionam a história dele, acabando por descobrir o que existe para lá das palavras.

2:00
de Sasha Ramírez
Uma rapariga enfrenta o sentimento de perder alguém que amava – e a sua necessidade de que essa pessoa resolva a confusão que deixou para trás, depois de quebrar essa ligação.

11:30 + 08:34
de Alexandra Ramires, Laura Gonçalves
Com o mar e um Algarve urbano como pano de fundo, seguimos o ciclo completo da vida de um molusco especial chamado PERCEBES. No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aqueles que nela habitam.

3:12
de Observatório Microbiano dos Açores, Associação Entrolhares e Universidade dos Açores, representados por Dora Rolo (cientista)
Este documentário resume o estudo dos microrganismos extremófilos, nomeadamente, os que habitam as nascentes termais de Furnas. Aborda-se a importância dos recursos biológicos e genéticos presentes nas manifestações de vulcanismo secundário, num apelo para a preservação destes ambientes únicos.

5:00
O stop-motion cria frequentemente mundos insustentáveis. “Handle with Care” é um curta-metragem de stop-motion que ganha vida entre um laboratório e uma floresta. Leva-nos a questionar se será possível desenvolvermos materiais que não prejudiquem a saúde humana e que estejam destinados a decomporem-se.

8:56 + 5:45
de Sofiia Chuikovska, Loïck Du Plessis D’Argentré, Lina Han, Simin He, Jiaxin Huang, Maud Le Bras, Bingqing Shu
Hélène, de 40 anos, vai visitar a mãe idosa no interior de França. Quando bate à porta, ninguém responde. Entra em casa, preocupada. Não há sinal da mãe. Ela tem a certeza: há algo de outro mundo a acontecer ali.

1:09
de Daniel Bird
As nossas crianças enfrentam ameaças cada vez maiores à medida que a crise climática se agrava. É o futuro delas que está em jogo — então, por que não estamos a falar com elas sobre isso?

1:30
de Simon Griesser, Philipp Comarella
História de uma menina e do seu amigo orangotango, forçado a abandonar a casa na floresta, à medida que as florestas tropicais da Indonésia são destruídas para dar lugar a plantações intermináveis de óleo de palma. Narrado por Emma Thompson.

1:31
O jovem realizador recebeu um desafio (dos pais) para criar uma animação que evocasse adoração, preocupação e felicidade/alívio no público, utilizando apenas música como audio. Este é o resultado!
ERICEIRA
CASA DE CULTURA JAIME LOBO E SILVA